Entenda a importância do Demonstrativo de Resultado de Exercício.

Publicado em 09/12/2021 por Ingrid Tonet Bortagaray Contabilidade

O que é DRE?

A DRE – Demonstração de Resultado do Exercício –  é uma ferramenta contábil de auxílio na elaboração do Balanço Patrimonial que fornece informações sobre a composição dos resultados do exercício. Em outras palavras, é um relatório contábil que deixa bem claro e evidente todas as operações feitas por uma empresa, mostrando se geram lucro ou prejuízo, dentro de um determinado tempo.

A DRE é obrigatória para todas as empresas, exceto MEI e deve ser anualmente, assim que encerra o período entre janeiro-dezembro. Por LEI, deve ser assinada por um contador habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade - CRC do seu estado.

No entanto, também podem ser feitas DRE mensal simplificada para fins administrativos e DRE trimestral para o monitoramento dos gastos fiscais. O Relatório de DRE deve ser preparado respeitando o regime de competência, ou seja, conforme a ocorrência do fato gerador do registro contábil, independentemente do efetivo recebimento da receita ou do pagamento da despesa.

DRE na contabilidade

Já sabemos que a contabilidade tem o dever de transmitir ao poder público as principais informações a respeito das atividades desenvolvidas por uma empresa. Através das declarações contábeis é possível fiscalizar as operações das empresas em atuação no Brasil – verificando se todas as exigências legais são cumpridas.

O Fisco, autoridade fazendária responsável, utiliza o relatório para verificar se os impostos foram calculados corretamente, as informações a respeito do lucro líquido do período que também servem como base para definir os tributos que incidem – principalmente para as empresas optantes pelo Lucro Real.

Outro papel essencial da Demonstração do Resultado do Exercício para a contabilidade é o fornecimento de informações para a composição de outras demonstrações contábeis. O lucro líquido da empresa no período é uma informação essencial para a elaboração do Balanço Patrimonial – que demonstra a situação patrimonial da empresa em determinado período.

Como é composta a DRE?

Segundo a Lei 6.04/1976, Lei das Sociedades por Ações, no artigo 187, as informações que devem constar na DRE são as seguintes:

I – a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
II – a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;
III – as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;
IV – o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;
V – o resultado do exercício antes do imposto sobre a renda e a provisão para o imposto;
VI – as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;
VII – o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

Importância da DRE na contabilidade

  • Resultados claros
    • A DRE ajuda o empreendedor a ter mais clareza sobre a composição dos resultados. Todas as despesas e receitas são consideradas no momento de elaborar essa demonstração – fazendo com que você esteja mais atento para não deixar nenhum detalhe passar batido.
  • Correção de falhas
    • Conseguir identificar falhas desse gênero é essencial para estabelecer melhorias entre os períodos. Por exemplo, uma empresa pode alcançar ótimos resultados de vendas com baixos custos operacionais, mas ter grande parte da sua lucratividade comprometida com despesas administrativas.
  • Entendimento sobre a situação financeira
    • Você sabe quanto tem no caixa da sua empresa hoje? Consegue entender a lógica por trás das movimentações no seu capital de giro? Analisar as principais receitas e despesas da DRE também gera uma boa base para análise sobre a situação financeira da organização – permitindo que você lide melhor com as entradas e saídas financeiras.
  • Captação de investidores
    • Muitos empresários podem não saber exatamente o que é DRE, mas, certamente, os investidores conhecem bem essa demonstração contábil. As informações apresentadas nesse relatório são consideradas de grande relevância para um investidor decidir entre apostar na sua empresa ou não.
  • Avaliação sobre a gestão
    • A DRE também permite que você faça uma avaliação sobre a gestão da empresa. Com uma comparação dos resultados alcançados nos últimos anos, fica possível traçar uma análise sobre o crescimento das receitas e despesas. O objetivo deve ser sempre aprimorar a gestão do negócio para alcançar os melhores resultados.

Tags

Artigos relacionados

2021-08-30

MEI precisa de contabilidade?

Contabilidade
Loading...