Em um mundo cada vez mais informatizado e digital, como está a sua comunicação?

Publicado em 03/09/2021 por Simone Fátima Bortolon Geral

Em um mundo cada vez mais informatizado e digital pode existir uma tendência a se pensar que a comunicação passa a acontecer por si só, quase que de forma automática.

Mas, não é exatamente assim!

Mesmo com todos os meios de comunicação, todas as mídias e redes sociais cada vez mais rápidas e acessíveis, saber se comunicar continua sendo uma arte:

"A comunicação é uma arte e poucos tem o dom de se comunicar de forma eficiente.

Os que não possuem este talento precisam desenvolvê-lo da melhor forma porque hoje, no mundo corporativo ou em qualquer outra carreira, é fundamental.

Quem consegue se comunicar bem tem maior possibilidade de alcançar destaque." - Fonte: tiespecialistas.com.br

Ser comunicativo nada tem a ver com ser expansivo, falante... Ser comunicativo é ser assertivo: expor ideias e demandas de forma firma e direta, com clareza e objetividade e, acima de tudo, com respeito, evitando causar conflitos e constrangimentos.

O processo de comunicação só é efetivo quando respeitamos quem está a nossa frente como alguém que tem uma bagagem própria, com experiências, opiniões, anseios e aprendizados individuais.

Nesse aspecto não só o conteúdo, mas a maneira como a mensagem é colocada determina o sucesso - ou o fracasso - da comunicação:

"Conta a parábola que um rei sonhou que havia perdido todos os dentes. Logo que despertou de seu confortável sono, mandou chamar um adivinho para que interpretasse o que havia sonhado.

- Que desgraça, senhor! - Exclamou o adivinho. - Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade.

- Mas que insolente - gritou o rei, enfurecido. - Como te atreves a dizer-me semelhante coisa? Fora daqui!

E então chamou os guardas e ordenou que lhe dessem cem açoites.

Mandou que trouxessem outro adivinho e lhe contou sobre o sonho.

Este, após ouvir o rei com atenção, disse-lhe:

- Excelso senhor, grande felicidade vos está reservada! O sonho significa que haveis de sobreviver a todos os vossos parentes!

A fisionomia do rei iluminou-se num sorriso e ele mandou dar cem moedas de ouro ao segundo adivinho. E quando este saía do palácio um dos cortesãos lhe disse, admirado:

- Não é possível! A interpretação que você fez foi a mesma que o seu colega havia feito. Não entendo porque ao primeiro ele pagou com cem açoites e a você com cem moedas de ouro.

- Lembra-te meu amigo, respondeu o adivinho, que tudo depende da maneira de dizer!" - Fonte: Jeferson Peres Desenvolvimento Pessoal

Em todas as organizações, seja qual for a natureza - familiares, industriais, comerciais ou de serviços - uma comunicação clara e objetiva é a base para o estabelecimento de metas. Não há resultados positivos sem planejamento e não há planejamento sem uma comunicação eficaz entre os membros da equipe.

Muitos conflitos, discussões, perda de tempo e consequentemente de dinheiro, tem origem em comunicações ineficazes. Uma equipe afinada, que definiu com clareza e assertividade sua missão e como cumpri-la é uma equipe que aprendeu a se comunicar e uma boa comunicação interna se reflete, sem dúvida alguma, nas relações com os clientes. Eles precisam perceber, mesmo que intuitivamente, em cada contato, seja pessoal ou digital, que foi acolhido e compreendido e que toda a equipe - de todos os setores - trabalha em sintonia e sinergismo para satisfazer suas expectativas e necessidades. E que mesmo um não, quando necessário, é resultado de um processo interno coordenado, positivo e eficaz.

Regras de ouro para uma comunicação de resultados, tanto nas corporações como na vida:

  • Aprenda a ouvir
  • Pergunte mais
  • Mantenha o respeito
  • Seja empático
  • Mantenha uma linguagem corporal receptiva

Então, vale lembrar que, mesmo em tempos de conectividade digital, olhar nos olhos, saber ouvir, demonstrar genuíno interesse pelos pontos de vista do outro e expor os próprios com clareza e objetividade, oferecer apoio, ter empatia, são práticas que podem e devem ser exercitadas também online.

"É preciso entender que não há tecnologia que possa ser criada capaz de substituir os sentimentos humanos e a conexão genuína que surge a partir da empatia, da compaixão e do amor." - Fonte: Instituto do Bem Estar

Tags

Loading...