Receita Federal está alertando sobre um novo golpe que vem sendo efetuado, através de correspondências

Publicado em 30/08/2021 por Héllen Pereira Dalbão Governo Federal

A Receita Federal ou Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, é um órgão que tem como responsabilidade a administração dos tributos federais e o controle aduaneiro, além de atuar no combate à evasão fiscal (sonegação), contrabando, descaminho, contrafação (pirataria) e tráfico de drogas, armas e animais, sendo assim tem acesso a informações de milhares de contribuintes País a fora.

Como senão bastassem as fraudes e golpes que envolvem a internet e e-mails, a Receita Federal está alertando sobre um novo golpe que vem sendo efetuado, através de correspondências. Cartas essas que se intitulam “Intimação Para Regularização de Dados Cadastrais”. Estas correspondências são identificadas com logotipo e o nome da Receita Federal do Brasil e orientam o destinatário a prestar informações a um endereço eletrônico que não pertence a Receita Federal.

A finalidade do golpe é tentar extrair dados fiscais e bancários dos cidadãos.

Vale lembrar que a forma mais segura de fazer alterações, regularizações e consultas cadastrais é utilizando o Site Oficial da Receita Federal. E este serviço está disponível para o contribuinte ou seus procuradores legais através do portal E-CAC com senha de acesso, ou certificado digital.

Então fique atento, se você receber uma correspondência ou e-mail, referente a seus dados pessoais lembre-se que a forma mais segura é através dos canais já mencionados aqui, não acesse qualquer site que não seja oficial.

Exemplo de carta que está circulando:

Carta Golpe da Receita Federal do Brasil

Tags

Artigos relacionados

2021-07-20

Novo Pronampe está disponível

Governo Federal
2021-06-04

Você já fez a sua conta gov.br?

Governo Federal
2022-03-04

Imposto de Renda 2022

Governo Federal
Loading...